Eric Tadeu
Miguel
Universidade
Federal de São João Del-Rei
Orientador:
Prof. Dr. José Luiz de Oliveira
Resumo: O trabalho a seguir tem como objetivo
explicitar a virtude como aliada na arte da guerra segundo os apontamentos
feitos por Nicolau Maquiavel, na sua obra “A Arte da Guerra”. A virtude seria a
essência do homem, e ela no caso, é decisiva para que se possa obter a vitória
em tempos de guerra, e em tempos de paz, seria necessária para manter um
exército forte e organizado, e este exército seria justamente composto por
homens governados por alguém que por meio de suas virtudes, os incentivem a ter
gosto pelas atividades cotidianas. Assim, explicitaremos que a virtude é
importante para quem comanda na arte da guerra justamente para cativar a
infantaria e mantê-los leais ao soberano.
Palavras-chave: Estratégia;
Poder; Virtude.
Considerações
Iniciais
A
obra realizada no século XVII, relata a realidade de sua época em um envolto
marcado pela soberania e guerras. A Arte da Guerra nada mais é que estratégias
militares utilizadas para a manutenção do soberano no poder. Para isso, é
preciso que o mesmo apresente certas características mas a considerada crucial
e apresentada nesse trabalho é a virtude, sem ela o soberano é capaz de
governar, tão pouco entender a respeito de assuntos que referem-se à defesa de
seu principado. Dessa forma, a virtude será apresentada e no desenvolvimento
desse nosso trabalho será apresentado que ela é sim um verdadeiro aliado na
arte da guerra, pois a mesma exige disciplina e sem a sua aplicação, é
praticamente impossível obter qualquer virtude.
I. O
Significado da Virtude
O
significado da virtude na perspectiva de Maquiavel é algo importante para lidar
com as formas de manutenção do príncipe no poder. Em abordagens presentes em sua obra O Príncipe (1532), o autor florentino aponta que em termos de
importância e sabedoria, o que um príncipe pode fazer é retornar ao passado, ou
seja, a verdadeira prudência do homem está em tentar reproduzir a maneira de
como os grandes homens procediam para que assim ela possa agir da mesma forma
ou pelo menos se aproximar da maneira apropriada para atinjir o objetivo
esperado. Trata-se de esclarecer nesse caso, sobre a importância e o alcance da
permanência do soberano no trono conquistado (MAQUIAVEL, 1961, p. 53).
A virtude estaria no valor pessoal que
o príncipe possui, bem como em suas características na condição de homem e
líder. O príncipe deve almejar chegar a tal posição, afinal ele não chegou à
mesma por mero acaso; pois para assumir tal responsabilidade, ele deve
realmente estar preparado. Tal preparação consiste em estudar sobre a história
que envolveu os grandes homens. Dessa maneira, deve o príncipe inspirar nos feitos
desses grandes homens para encontrar-se em seus valores. Nas palavras de
Maquiavel (1961):
Um homem prudente
deve assim escolher os caminhos já percorridos pelos grandes homens e
imitá-los; assim, mesmo que não seja possível seguir fielmente êsse caminho,
nem pela imitação alcançar totalmente a virtude dos grandes, sempre se
aproveita muita coisa. (...) E porque o fato de elevar-se alguém a príncipe
pressupõe valor ou boa sorte... é comum observar que muitos que foram menos
afortunados se mantiveram mais tempo no poder. (54)
Percebe-se
que de acordo com o posicionamento de Maquiavel, a verdadeira virtude está no esforço
do retorno ao passado, na apreenção das atitudes dos grandes homens tidos como
virtuosos. O posicionamento do príncipe é o de fazer o possível para
desenvolver e aproveitar ao máximo os
ensinamentos estudados para que estes façam parte da sua essência de soberano.
Tal medida constiui um valor ,no momento em que se leva em conta as
dificuldades enfrentadas por um homem antes dele alcançar tal posição. Sua
probabilidade de se manter no poder é muito maior pelo fato do príncipe ter
passado por vários tipos de situações e ter conseguido encontrar uma solução
para cada uma delas de modo particular.
Assim,
o significado de virtude é inerente ao valor pessoal do soberano. Temos aqui um
tipo de valor que estaria sendo almejado por meio da imitação do comportamento
dos grandes homens. Nesse caso, a virtude seria relevante para a efetivação da
arte da guerra. Para que possamos vislumbrar de maneira correta a relação entre
a virtude e a arte da guerra, precisamos primeiramente explicitar seu
significado, de acordo com o viéz da interpretação maquiaveliana.
II - O que é a Arte
da Guerra
A
vida militar, segundo as manifestações de Nicolau Maquiavel, seria uma vida
regrada, exigente, totalmente diferente da vida civil e do senso comum. Durante
muito tempo, o que mantinha a ordem nas instituições era o apoio militar, pois a confiança que é
depositada naqueles que juraram se dedicar à sua pátria é bastante
significativo. A vida militar pode ser apontada como temor a Deus, afinal, são
muitos os perigos que envolvem a vida de
um soldado. A vida militar pode ser coonsiderada também como ato de amor, pois,
o soldado ao realizar os exercícios militares, demonstra com essa atitude que
está disposto a manter a paz em sua pátria, enfrentando a guerra. (MAQUIAVEL, 1987).
Percebe-se que para o exercício da arte da guerra, é
preciso uma rigorosa disciplina. Por essa razão, se observarmos na obra A Arte da Guerra, nela se explicita que
se houver imitação das atitudes dos antepassados, pode-se garantir o futuro da
pátria, pelo contrário ela pode estar ameaçada por causa da deturpação dos
costumes e isso pode levar a pátria à derrota. Sobre isso, em termos
maquiavelianos:
Seria melhor imitar
os antigos nas coisas fortes e duras... em vez de fazê-lo no que é delicado e
suave. Imitá-los no que faziam ao sol e não a sombra. Seguir o costume dos
antigos de modo genuíno, não de maneira falsa e corronpida, pois quando assim
agiram os romanos levaram a pátria à perdição. (20)
Depreende-se que a reprodução das virtudes
realizadas pelos ancestrais e estas sendo boas e claras, devem continuar sendo
adotadas para o bem e manutenção da pátria. No caso, as virtudes que se
assemelham às virtudes dos antigos seriam, a honra, a coragem, a aceitação da
pobreza, o amor mútuo e a instituição militar, além de prezar pelo interesse
público (MAQUIAVEL, 1987, p.
21).
Na
arte de executar a guerra, observando de uma maneira mais precisa, a virtude
seria a preparação para a realização da guerra e esta teria que ser feita de
forma que os olhos alheios enxerguem. As virtudes citadas anteriormente são
válidas, justamente pelo fato de serem
explícitas, uma vez que na realização da guerra expor tais virtudes é algo
relevante. Se não houver real preparo para tal ação e as coisas forem
feitas de forma escondida, haverá
desleixo acarretando segundo a abordagem maquiaveliana “carência da ação” e a
falta de preparo. A consequência de tudo isso pode ser o não êxito da tão
almejada ação. (MAQUIAVEL, 1987,
p. 22)
III
- A Estratégia
Nos
tópicos anteriores foram colocados o significado de virtude e sua importância para Maquiavel e com pontos ressaltados, pôde
ficar ainda mais clara estas questões acerca da virtude. O que faz realizar-se
no príncipe este princípio de virtude? Como foi ressaltado, ela é muito
importante para a conquista e manutenção do soberano no poder, porém, o que
será exposto nessas linhas é a maneira de como isso acontece, afinal, o
pensador ao escrever essas obra, expressou principais pontos considerados relevantes
e que estão relacionados à conquista do poder e sua manutenção.
O
que faz o soberano ser o que ele é realmente são suas atitudes. No caso, elas
provém obviamente. Contudo, é preciso também acrescentar atitudes virtuosas que
deram certo no passado ou seja, o príncipe por meio de um “estudo”, procura
buscar para si todas as virtudes possíveis dos grandes soberanos. Ora, ao
realizar este feito, o príncipe mostra de certa forma sabedoria porque ao
investigar o passado dos grandes homens escolherá para si as virtudes que devem
ser adotadas ao seu comportamento, para assim realizar atitudes consideradas
virtuosas e manter-se no poder (Maquiavel, p. 53).
Assim, a estratégia da arte da guerra usada
pelo soberano seria o recurso a este retorno ao passado para imitar homens
virtuosos e com isso, ser de fato o homem adequado para a conquista e permanência
em seu posto auxiliando as tropas na arte da guerra.
Considerações Finais
Acreditamos
ter conseguido expor nestas breves linhas o significado da virtude, a sua
importância segundo Maquiavel, pois imitar os grandes homens é primordial para
a apreensão de virtude, principalmente no que diz respeito à virtude necessária
à arte da guerra. Trata-se de um significado, que segundo o filósofo, é um ato
de amor pois quem a pratica está disposto a morrer por sua pátria e também
levar em conta a disciplina. Isto é a vida totalmente regrada de quem se dedica
as artes militares.
Evidencia-se
que para Maquiavel, a estratégia no caso seria o estudo das virtudes dos
grandes homens e aplicá-las no exercício da arte da guerra. Dessa maneira, o desenvolvimento
do príncipe tende a obter sucesso, pois sem a virtude da disciplina não tem
como haver a execução das artes militares.
Referências
MACHIAVELLI,
Nicolò. “O Príncipe”. Trad. Lívio
Xavier. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1960.
MACHIAVELLI,
Nicolò. “A Arte da Guerra”. Trad. Sérgio
Bath. Brasília: 3ª Edição, Editora universidade de Brasília, 1982.
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